Concerto da Orquestra do Norte mantém tradição musical da quadra natalícia

Com a entrada no mês de Dezembro, a Igreja de São Gonçalo será novamente a anfitriã de um concerto de Natal, protagonizado pela Orquestra do Norte, no próximo dia 12, pelas 22:00, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Amarante e que conta com o apoio da EDP.

Sob a direcção do maestro José Ferreira Lobo, acompanhado por Elvira Ferreira (soprano), Margarida Reis (meio-soprano), Manuela Teves (meio-soprano), José Manuel Araújo (tenor), Pedro Telles (Barítono), Ensemble Vocal Pro Música, e com narração de Henrique Silveira e José Seixas, o programa inclui a interpretação da obra "Oratória de Natal, Op. 12", de Camille Saint-Säens.

Nascido em Paris, a 9 de Outubro de 1835, Camille Saint-Säens foi compositor, pianista e organista. Cedo manifestou vocação para a música, escrevendo pequenas peças com apenas 7 anos de idade. Em 1846, ainda não tinha completado 11 anos, apresentou-se pela primeira vez em público. Aos 13 anos de idade entrou para o Conservatório de Paris. Familiarizado com as obras dos grandes compositores europeus, possuía um conhecimento aprofundado da música, estendendo-se a sua cultura a áreas como filosofia, ciências e literatura. Com 25 anos de idade era já reconhecido na Europa como pianista e compositor. A sua vasta obra inclui sinfonias, concertos para piano e violino, peças para órgão, música vocal e instrumental, sacra e profana.

 

Publicidade