Armindo Abreu inaugura Lavadouro Público e Casa Mortuária

O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Armindo Abreu, inaugura, no próximo dia 22 de setembro, domingo, pelas 11:00, o Arranjo Urbanístico do espaço envolvente do Lavadouro Público de Covelo do Monte e, às 12:00, a Casa Mortuária de Aboadela.

 

O lavadouro tem as condições necessárias como um local destinado à lavagem de roupa, constituído por dois módulos de lavagem; uma zona de estadia, que se refletiu na colocação de um banco e um bebedouro público; um bebedouro para animais, distinto da zona de lavagem de roupa e da zona de estadia, numa cota inferior à plataforma do lavadouro.

 

A Rua de Santo António e a Rua do Carro Quebrado, adjacentes ao lavadouro, foram pavimentadas, garantindo-se o enquadramento e o melhoramento das condições de acessibilidade aquele equipamento público.

 

Dado tratar-se de uma intervenção numa das mais caraterísticas aldeias da Serra do Marão, foram tidos em especial conta os materiais a utilizar, tendo-se optado pela pedra de xisto oxidada nos muros de delimitação do lavadouro; por pedra bujardada de granito amarelo em muros de suporte dos arruamentos, no lavadouro e bebedouro para os animais. O investimento realizado foi de 41 mil euros.

 

A Casa Mortuária de Aboadela situa-se nas imediações da igreja da freguesia, constituída por um edifício com um único piso e foi implantada num terreno com uma área de 186 metros quadrados. Na Casa Mortuária foram investidos 73 mil euros.

Publicidade