Câmara de Amarante promove lançamento do sexto número da revista “Nova Águia”

“A República, 100 anos depois” dá tema ao sexto número da Revista “Nova Águia”, com apresentação a cargo de Filomena Morais Vieira, marcada para o próximo dia 4 de Dezembro, pelas 16:00, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira. Este evento inclui, ainda, a apresentação, por Ângelo Alves, de “A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo”.

Nesta edição, da intitulada Revista de Cultura para o Século XXI, cerca de trezentos textos de diferentes figuras do mundo das letras fazem a reflexão e balanço dos 100 anos da República. Segundo a geração da Renascença Portuguesa, a República (missão) apenas ficaria cumprida se fosse constituída a verdadeira Comunidade. Neste número ficaremos a conhecer as diferentes perspectivas sobre a temática.

Além da evocação do Centenário da República, foram assinaladas nesta edição quatro efemérides: o nascimento de Alexandre Herculano; o centenário do nascimento de Miguel Reale; o cinquentenário do falecimento de Jaime Cortesão e o ano da morte de António Telmo, colaborador da NOVA ÁGUIA (desde o primeiro número).

A sétima edição da Revista, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2011, incidirá sobre Fernando Pessoa: "Minha pátria é a língua portuguesa".


Fonte: C.M. Amarante

Publicidade