Início do Escritaria 2010 celebra 88º aniversário de Agustina Bessa-Luís

Penafiel será durante três dias o palco da homenagem à escritora que celebra hoje o 88º aniversário.O evento decorre entre 15 e 17 de Outubro.

Depois de José Saramago, em 2009, e de Urbano Tavares Rodrigues, em 2008, o Escritaria 2010, festival literário e Penafiel, é dedicado a Agustina Bessa-Luís. A abertura do evento vai ser marcada por uma viagem à terra-natal da escritora, Vila Meã.  No "Autocarro da Leitura", durante a viagem vão ser lidos textos alusivos à obra  e vida da escritora. Em Vila – Meã, será prestada homenagem a Agustina, assinalando-se o seu aniversário, com recurso a declamação de textos da autora, junto da casa onde nasceu.

As actividades de homenagem à escritora decorrem desde hoje até domingo.

No sábado vão decorrer workshops, exposições e conferências, todos eles centrados na vida e obra da escritora. À noite será exibido o filme Vale Abraão de Manoel de Oliveira, cuja história é baseada no livro de Agustina, com o mesmo nome.  O Escritaria 2010 será palco do lançamento da reedição do livro Dentes de Rato da escritora, que contará com novas ilustrações de Mónica Baldaque, artista plástica e filha de Agustina.

No domingo, o evento prossegue às 15:00 com uma conferência e termina com a exibição do filme A Corte do Norte de João Botelho, também baseado num romance de Agustina Bessa Luís.

Ao longo dos três dias vão estar presentes personalidades da cultura portuguesa como Maria Barroso, Mónica Baldaque , Inês Pedrosa, Fernando Pinto do Amaral, Alberto Luís e Mario Cláudio e Luís Caetano. Os cinestas Manoel de Oliveira e João Botelho também vão marcar presença.

Cumprindo a tradição, o Escritaria 2010 promove uma forte interacção e envolvência com as populações locais. Intervenções artísticas, aforismos, frases soltas, referências históricas, imagens e obras plásticas que remetem para o universo da escritora vão encher a cidade até domingo.  As ruas vão estar "contaminadas" com alusões à sua vida e obra. Post-its gigantes, "tubos de letras", caixas de literatura, os "jardins de Agustina", montras de livros bem como fragmentos de literatura a acompanhar o chá das cinco. Um trabalho idealizado pelos artistas plásticos José Miguel Ribeiro, Pedro Zamith e Luís Lázaro.

A 3ª edição do  festival literário, que junta em volta de um escritor de língua portuguesa vivo, é organizado pela Câmara Municipal de Penafiel, em parceria com a Escritaria e a Edições Cão Menor.

Por motivos de saúde a escritora não vai  poder estar presente nesta homenagem.

 

+ Veja aqui o programa completo do Escritaria 2010

 

In: sapo.pt

Publicidade