Escolas e associações de Amarante celebram Carnaval

A exemplo de anos anteriores, escolas e coletividades de Amarante saem à rua em 2014 para celebrarem o Carnaval.

 

A 28 de Fevereiro, sexta-feira, as ruas da cidade vão animar-se com o desfile dos centros escolares de Roçadas (EB 1 de Amarante), Ilídio Sardoeira, Luís van Zeller de Macedo, do Marão e EB1 do Barracão e jardins de infância de Cepelos e S. Simão. A ADESCO (Associação para o Desenvolvimento Comunitária) integrará o cortejo. Nesse dia, também o Colégio de S. Gonçalo terá na rua os seus alunos mais novos, a celebrarem o evento.

 

A 2 de março, domingo, será o jardim de infância “O Miúdo” a tomar conta das ruas de Amarante, com um desfile que partirá de Santa Luzia por volta das 15:00 e que terá como tema “Oficina das letras… uma janela para o mundo”.

 

Entretanto, a Associação Desportiva de Amarante volta a recrear o Carnaval de cariz tradicional e popular, com a típica corrida da macaca e o funeral do entrudo no final, entre outras atividades.

 

Vai ser a 4 de março, terça-feira, numa iniciativa que conta com o apoio do Município e da Junta da União de Freguesias de Amarante (São Gonçalo), Cepelos Madalena e Gatão.

 

O Programa do desfile e das corridas dos compadres decorrerá da seguinte forma:

 

15:00 - Largo de Santa Luzia (inicio do desfile dos Compadres)

15:45 - Largo de São Gonçalo

16:30 - Largo do Arquinho

17:15 - Ribeirinho

 

No Parque do Ribeirinho decorrerá o enterro do entrudo e será feita e distribuída uma queimada, intitulada de "bebida dos compadres". Decorrerá também ai um concurso de mascarados com atribuição de prémios.

Publicidade