Caminhada milenar pela Arte

A arte é o mote do próximo percurso pedestre da Rota do Românico. No  próximo dia 29, domingo, faça uma caminhada milenar, desde a arte  medieval à contemporânea. Inscreva-se já!

Com uma extensão de cerca de 12 quilómetros, este percurso pedestre  linear terá início, pelas 8.30 horas, no Mosteiro de São Martinho de  Mancelos, no concelho de Amarante, um dos novos monumentos da Rota do  Românico que, apesar das transformações que sofreu ao longo dos  séculos, conserva, ainda, importantes parcelas de um românico de  resistência, datáveis de meados do século XIII, destacando-se o  imponente portal.

Neste Mosteiro faremos também uma visita aos túmulos de Amadeo de  Souza-Cardoso, reconhecido pintor modernista português, e de Ana  Guedes, enfermeira e benemérita, ambos naturais da freguesia de  Mancelos.

Seguimos o percurso pelos montes da Quinta de São Tomé, que nos  levarão até à Casa de Manhufe, onde Amadeo de Souza-Cardoso viveu  parte da sua vida e retratou nas suas pinturas. Ainda na freguesia de  Mancelos, o percurso trilha-se ainda por algum património da época  moderna e contemporânea, sobressaindo a Capela de São Sebastião e a  Capela do Padrão.

Em Travanca, paragem obrigatória na Casa das Figueiras, onde viveu  Acácio Lino, pintor e escultor contemporâneo, com visita à Casa Museu  do artista. No caminho de acesso ao Mosteiro do Salvador de Travanca,  junto da chamada "Portinha", teremos um momento cultural com  referência a outro vulto da região - Agustina Bessa-Luís -,  evidenciando a sua ligação a Travanca e ao Mosteiro.

O Mosteiro do Salvador de Travanca, outro dos novos monumentos da Rota  do Românico, marca o ponto de chegada deste percurso pedestre. A sua  Igreja representa um dos mais ritmados espaços da arquitetura românica  portuguesa. A torre, que deverá ser datada de finais do século XIII ou  inícios do século XIV, merece uma atenção especial por ser não só uma  das nossas mais elevadas torres medievais, mas porque se encontra  isenta. Tal facto indicia uma afirmação senhorial do mosteiro  beneditino. Há também que destacar neste conjunto a linguagem  escultórica tipicamente românica.

Esta atividade não está abrangida por qualquer seguro individual ou de  grupo. A inscrição no almoço é facultativa mas recomendável. O  pagamento do mesmo (6€/pessoa) deverá ser efetuado antes da partida  para a caminhada.

Programa
8h30 - Mosteiro de São Martinho de Mancelos, Amarante
Quinta de São Tomé
Casa de Manhufe - Casa de Amadeo de Souza-Cardoso
Capela de São Sebastião
Capela do Padrão
Casa das Figueiras - Casa Museu Acácio Lino
Rua da Portinha - "Agustina Bessa-Luís e o Mosteiro"
12h30 - Mosteiro do Salvador de Travanca, Amarante


Âmbito: Histórico, cultural e paisagístico
Extensão: 12 km
Duração: 4 horas
Grau de dificuldade: Fácil/Moderado
Inscrição: Gratuita
Almoço (recomendável): 6 euros
Transporte de regresso ao ponto de partida assegurado

Inscrições
Junta Freguesia Travanca
contacte a Rota do Românico:
T +351 255 810 706 / +351 910 969 716 / +351 910 375 867
cirr.pombeiro@valsousa.pt / joaquim.costa@valsousa.pt

Participa e divulga.
Obrigado
Presidente Junta Freguesia Travanca
Fernando Cunha

Publicidade